quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O MELHOR DA ANATOMIA - SISTEMA RESPIRATÓRIO - BLOG LABORATÓRIO DE ANATOMIA

Sistema Respiratório

Respiração é o termo utilizado para se referir ao processo de intercâmbio gasoso entre a atmosfera e o organismo. Por seu intermédio se assegura a provisão de oxigênio molecular necessário para os processos metabólicos nos organismo superiores e a eliminação do anidrido carbônico produzido nos tecidos. Este intercâmbio gasoso se denomina hematose, para sua realização o aparelho respiratório possui  um sistema de vias de condução ou vias respiratórias, uma porção respiratória a cujo nível se realizam os intercâmbios gasosos e um aparelho musculo-elástico que assegura o transporte dos gases.


Dinâmica da respiração no ser humano:
O processo de respiração consta de três fases. Inspiração, transporte pela corrente sanguínea e expiração. Os movimentos respiratórios de inspiração e expiração são os processos mecânicos que permitem o transporte do ar do exterior do organismo ao seu interior (inspiração) e vice-versa (expiração). O ar penetra pelas narinas do nariz, que se abrem na cavidade nasal. Segue em frente pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares (onde ocorre a hematose).

Hematose:
o oxigênio passa dos alvéolos aos capilares pulmonares e o dióxido de carbono se desloca, em sentido oposto, dos capilares pulmonares ao interior dos alvéolos. Isto ocorre simplesmente pelo fenômeno físico da difusão (cada gás vai de uma região onde está mais concentrado a outras de menor concentração).

Órgãos do sistema respiratório

O nariz (externo e interno), formado por ossos e cartilagens, apresenta duas aberturas anteriores: as narinas (que permitem a entrada do ar) e duas posteriores: os cóanos (que comunicam a cavidade nasal com a faringe)
Nas narinas encontramos as vibrissas (pêlos que ajudam a filtrar o ar inspirado). O muco nasal (popularmente: ranho) é um poderoso adesivo que prende partículas e microorganismos, evitando que eles penetrem nos pulmões. O nariz é também o órgão do olfato e participa do sentido do paladar ( quando estamos resfriados ou gripados a comida fica sem gosto).

A cavidade nasal é o espaço situado posteriormente ao nariz e é dividida medianamente pelo septo nasal. As paredes laterais da cavidade nasal apresentam saliências: as conchas nasais, que aumentam a superfície de contato entre o ar e a mucosa da cavidade nasal. Esta mucosa filtra, aquece e umedifica o ar inspirado.

Os seios paranasais são cavidades existentes em alguns ossos do crânio e que se abrem na cavidade nasal, através de óstios. Seu revestimento é contínuo e idêntico ao da cavidade nasal. Além de reduzirem o peso do crânio, apresentam as mesmas funções da cavidade nasal.

A faringe apresenta três partes: nasal, oral e laríngea. Destas três, a parte nasal da faringe é, exclusivamente, via aérea. A parte laríngea da faringe é somente via digestória e a parte oral da faringe é um caminho comum ao ar e aos alimentos. Da parte oral o ar inspirado vai para a laringe.

A laringe, atua como passagem de ar e ajuda a evitar, através do reflexo da tosse, que corpos estranhos penetrem na traquéia. Além disto ela contem as pregas vocais (errônea e popularmente chamadas de cordas vocais), saliências músculo-ligamentares em sua luz, que produzem os sons básicos da fala, por vibrarem com a passagem do ar durante a expiração. A movimentação das pregas vocais as leva a maior ou menor tensão ( o que regula se os sons serão mais ou menos agudos) e a uma maior ou menor aproximação mediana (o que produz sons mais ou menos intensos).

A traquéia além de servir de passagem de ar também ajuda a aquecê-lo e a umedificá-lo. Termina dividindo-se em brônquios principais direito e esquerdo.

Os brônquios se ramificam progressivamente, formando a árvore bronquial, que leva o ar da traquéia aos alvéolos pulmonares. Os pulmões são formados pelo conjunto dos alvéolos, da maior parte da árvore bronquial e de tecidos de sustentação.


Inspiração e expiração
A inspiração (entrada do ar) e a expiração (saída do ar) são acompanhadas de alterações dos diâmetros da caixa torácica.
Para que a inspiração ocorra é necessário que o tórax se expanda, reduzindo assim a pressão dentro dele, o que vai permitir a expansão dos tecidos pulmonares e a sucção do ar do meio ambiente. Esta expansão do tórax ocorre no diâmetro crânio-podálico as custas da contração e consequênte abaixamento (em direção ao abdome) do músculo diafragma, constituindo o principal movimento inspiratório. Os diâmetros látero-lateral e ântero-posterior aumentam devido movimentos das costelas (mm. acessórios da respiração).
A expiração, ao contrário da inspiração, que sempre envolve gasto energético, quando feita de forma tranquila, o que ocorre habitualmente, é passiva, sem gasto de energia, pois é feita às custas da energia potencial acumulada nas fibras elásticas pulmonares, distendidas durante a inspiração (como uma borracha estirada volta a seu tamanho original sem ser preciso empregar energia).

Pulmões
São em número de dois e ocupam uma posição excêntrica na cavidade torácica. O pulmão direito ocupa a região do hemitórax direito e o pulmão esquerdo ocupa a região do hemitórax esquerdo. Entre eles encontramos todos os órgãos do mediastino.

Todas as estruturas estudadas anteriormente têm como objetivo conduzir o ar atmosférico até os pulmões, sendo que, é neste que ocorre a hematose. Cada pulmão é revestido por uma membrana serosa composta de duas lâminas: uma lâmina parietal e uma lâmina visceral, que no conjunto formam a pleura. Entre as duas lâminas existe um espaço, o espaço pleural. A pleura parietal reveste a superfície interna do tórax, refletindo-se na região do hilo pulmonar para formar a pleura visceral. Esta, por sua vez, adere-se intimamente à superfície do pulmão e penetra nas fissuras entre os lobos. Cada pulmão têm uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três margens e três faces.

·  Ápice do Pulmão

Está voltado cranialmente e tem forma levemente arredondada. Apresenta um sulco percorrido pela Artéria subclávia, denominado sulco da artéria subclávia. No corpo, o ápice do pulmão atinge o nível da articulação esterno-clavicular.

·  Base do Pulmão

A base do pulmão apresenta uma forma côncava, apoiando-se sobre a face superior do diafragma. A concavidade da base do pulmão direito é mais profunda que a do esquerdo (devido à presença do fígado).

·  Margens do Pulmão

Os pulmões apresentam três margens: uma anterior, uma posterior e uma inferior.

A margem anterior é delgada e estende-se à face ventral do coração. A margem anterior do pulmão esquerdo apresenta uma incisura produzida pelo coração, a incisura cardíaca. A margem posterior é romba e projeta-se na superfície posterior da cavidade torácica . A margem inferior apresenta duas porções:  uma que é delgada e projeta- se no recesso costofrênico e  outra que é mais arredondada e projeta-se no mediastino.

·  Lobos dos Pulmões

Os pulmões apresentam características morfológicas diferentes: O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos dividos por duas fissuras. Uma fissura oblíqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa os dois últimos.  O pulmão esquerdo é dividido em dois lobos: um lobo superior e um lobo inferior separados por  uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente, o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão.

·  Faces dos Pulmões

Cada pulmão apresenta duas faces:  uma face costal, voltada para a superfície interna da cavidade torácica; e  uma face mediastinal, voltada para o mediastino. A face costal é relativamente lisa e convexa. A face mediastinal apresenta uma região côncava onde se acomoda o coração, a impressão cardíaca. Dorsalmente encontra-se a região denominada hilo ou raiz do pulmão.


·  Hilo do Pulmão


A região do hilo localiza-se na face mediastinal de cada pulmão sendo formado pelas estruturas que chegam e saem dele, onde temos: os brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos.

Os brônquios ocupam posição caudal e posterior, enquanto que as veias pulmonares são inferiores e anteriores. A artéria pulmonar ocupa uma posição superior e mediana em relação a essas duas estruturas. A raiz do pulmão direito encontra-se dorsalmente disposta à veia cava superior. A raiz do pulmão esquerdo relaciona-se anteriormente com o nervo frênico. Posteriormente relaciona-se com o nervo vago.

Alguns termos foram atualizados de acordo com a Terminologia atual :
 Abdomen =  Abdome
Borda    =    Margem
Oro, naso e laringofaringe  =  Partes oral, nasal e laríngea da faringe

No laboratório, com o auxílio de um bom Atlas ou Apostila, identifique as estruturas que estão em negrito nesta postagem.
BOM ESTUDO!




Arnaldo fernandes - Blog Laboratório de Anatomia

Seguidores